Fale Conosco

Roteiro Urgente

Roteiro Urgente

Coral-sol em Alagoas; Canetada do governo ameaça Abrolhos e mais notícias ambientais

Principais Noticias

Coral-sol em Alagoas; Canetada do governo ameaça Abrolhos e mais notícias ambientais

Enquanto o governo se preocupa em acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impor censura a artistas que se apresentam no Lollapalooza, em São Paulo, a boiada ambiental segue passando à todo vapor. Com uma canetada, o presidente do IBAMA, Eduardo Bim, acabou com a zona de amortecimento do Parque Nacional Marinho de Abrolhos.
Um pouco mais ao norte, em Alagoas, o Coral-Sol é registrado pela primeira vez no estado. Até agora, Alagoas era um dos poucos estados da costa brasileira e não ter registro dessa espécie exótica invasora que representa sérios riscos à biodiversidade marinha. Agora, já há registros nos extremos norte e sul da maior área marinha protegida federal do país, a APA Costa dos Corais. Pesquisadores monitoram a invasão para tentar evitar que o Coral-sol chegue a estes recifes naturais tão importantes. Para falar sobre isso, vamos contar com a participação do professor da Universidade Federal de Alagoas, Claudio Sampaio, e o pesquisador Ricardo Miranda, da Universidade Federal de Pernambuco.
Também vamos falar sobre a nova série de animação do Projeto Ilhas do Rio, lançada no último domingo, dia 27 de março. O desenho animado é centrado na história da baleia Ju, uma adolescente que faz sua primeira viagem sem a mãe, saindo da região sub-Antártica à procura de um lugar mais quente e de encontrar outras baleias-jubarte; no trajeto, conta com a companhia de seus melhores amigos, a polvo ranzinza e genial Mol, que encontra defeito em todos os lugares, o medroso cavalo-marinho Marinho, que não acha nenhum local seguro, pois morre de medo de ser extinto, e o Fraga, uma fragata apaixonada pelas Ilhas Cagarras.

Ao longo do trajeto e lugares visitados, a animação traz aventuras e informações sobre conservação marinha de uma forma divertida e atraente. A novidade é que, além do desenho, parte dos episódios é feita com imagens reais capturadas por cinegrafistas profissionais ao longo da costa brasileira e do mundo.

Essas e outras notícias socioambientais dessa segunda-feira, ao vivo, a partir das 21h. Chega mais!

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

To Top